Colaborar faz toda a diferença
publicado a 11 de Fevereiro de 2019

No ano de 2019 assinala-se o Ano Nacional da Colaboração, iniciativa do Fórum para a Governação Integrada (GovInt), à qual o Município de Gondomar se associa, em parceria com a Rede Gondomar Qualific@ cuja génese assenta justamente num princípio de colaboração.

O Ano Nacional da Colaboração tem por base uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada.

Suporta-se no conceito GovInt de “construção, desenvolvimento e manutenção de relações interorganizacionais de colaboração, para gerir problemas complexos, com maior eficácia e eficiência”.

Com esta iniciativa, pretende-se construir um Programa Nacional em rede, através de uma dinâmica descentralizada e colaborativa.

1. Promover e disseminar o conceito “Colaborar faz toda a diferença”
  2. Criar dinâmica e atenção social para o tema da colaboração, como forma de contribuir para uma mudança cultural / organizacional que urge.
  3. Investir no contexto de educação / formação, para que desde cedo se aprenda a colaborar e se perceba o potencial transformador da colaboração.

Neste âmbito, o Município, em parceria com a Rede Gondomar Qualific@ , irá realizar o Seminário “Empreendedorismo: do sonho à realidade” (28 de fevereiro), o Encontro Nacional da ANQEP e o I Encontro Nacional de Redes Qualifica (28 de junho) e a II Mostra de Oferta Educativa e Formativa integrada na III Convenção Multidisciplinar da Educação (10-11-12 de outubro).