Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprova medidas para 2020
publicado a 31 de Janeiro de 2020

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) do Concelho de Gondomar aprovou, por unanimidade, em reunião realizada hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Relatório das Ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) de 2019 onde são apresentadas propostas para melhoria medidas a executar em 2020.

A melhoria da eficiência nas ações de limpeza de áreas florestais, em consolidado urbano e nas faixas de gestão de combustível, assim como  o uso correto do fogo são as principais apostas da Comissão. A promoção de um estudo de comportamentos sociais de uso do fogo na eliminação de resíduos, em parceria com uma universidade, foi outra proposta que mereceu a aprovação da comissão.

Na reunião foram ainda analisados os dados referentes  às ocorrências de incêndios rurais em Gondomar e apresentado o Grupo de Trabalho do Norte para Redução de Ignições que que atua em fenómenos criminológicos associados ao uso incorreto do fogo.

A CMDF contribui para estabelecer a necessária relação de proximidade (a nível municipal, distrital e nacional) entre as várias entidades que atuam no município, para potenciar os recursos a uma adequada intervenção nas diversas operações de atuação e para implementar uma adequada cultura logística. A comissão é apoiada técnica e administrativamente pelo Gabinete Técnico Florestal, o qual conta com o apoio financeiro do Fundo Florestal Permanente (FFP).

Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprova medidas para 2020 5

Pode consultar o Relatório de DFCI 2019 e os dados do apoio financeiro do FFP abaixo.

Listagem de documentos