Concluída primeira fase de testes nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas
publicado a 28 de Abril de 2020

O Município de Gondomar já testou à COVID-19 todos os utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da rede solidária e privada do concelho, tendo realizado um total de 852 testes de despiste, dos quais 445 a profissionais e 407 a utentes.

A baixa taxa de resultados positivos verificados adveio, entre outros, das medidas e planos de contingência adotados, desde a primeira hora, pelas instituições.  Verificaram-se, ainda, casos em que houve a necessidade de desinfeção dos espaços, tendo esse serviço, desde logo, sido assegurado pela equipa especial da GNR e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

Esta ação, que decorre desde o dia 15 de abril, entra agora na sua segunda fase com a despistagem das equipas dos lares residenciais para pessoas com deficiência, casas de acolhimento residencial - crianças e jovens e serviço de apoio domiciliário.

Com carácter prioritário e inserida numa política de proteção dos grupos mais vulneráveis à pandemia, esta campanha resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar, o ACES Gondomar, a Unidade de Saúde Pública e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Continuamos a nossa ação para proteger o nosso maior valor, as PESSOAS.