Conhecidos os vencedores do 29º Festival do Sável e da Lampreia
publicado a 26 de Fevereiro de 2021

Conheça abaixo os vencedores da 29ª edição de um dos mais antigos festivais gastronómicos do país dedicado a duas das espécies mais emblemáticas do rio Douro: o Sável e a Lampreia.

Em 2020, foram vários os pratos de Sável e de Lampreia que brilharam nas ementas dos 20 restaurantes aderentes ao concurso gastronómico, onde iguarias como o Sável Frito ou a Lampreia à Bordalesa puderam ser degustadas.

Cada estabelecimento pôde selecionar a confeção de um prato tradicional (por exemplo, Sável Frito, Lampreia à Bordalesa, entre outras receitas típicas) e/ou de um prato inovador (como Tarte de Lampreia, Sável Fumado, entre outras receitas originais). A forte adesão ao concurso permitiu reforçar a promoção de Gondomar enquanto território com uma oferta gastronómica de qualidade.

No decorrer do concurso gastronómico, a avaliação esteve a cargo de um júri técnico composto pelo prestigiado Chef Hélio Loureiro, pelo Chef Tony Salgado e por Fernando Melo, reconhecido crítico gastronómico da revista Evasões.

Categoria de Melhor Lampreia:

• Certificados de Ouro: Ponte do Freixo, O Laranjal, Dom Vicente, Figurino do Douro, Estrelas do Douro, Beef D'Ouro, Cantinho das Manas, Choupal dos Melros, Madureira's Vera Cruz, Bom Retiro, Rei da Tasca
  • Certificados de Prata: Casa Lindo, Campidouro, Clube dos Caçadores
  • Certificados de Bronze: O Cardeal, Sabores do Chefe
  • Certificados de Participação: O Fórum, Porto à Vista, 3 MMM, O Chefe Barbosa

Categoria de Melhor Sável:

• Certificados de Ouro: Estrelas do Douro, Casa Lindo, Cantinho das Manas, Madureira's Vera Cruz, O Chefe Barbosa, Rei da Tasca
  • Certificados de Prata: Porto à Vista, Ponte do Freixo, O Laranjal, Dom Vicente, Clube dos Caçadores, Beef D'Ouro, Bom Retiro, O Fórum
  • Certificados de Bronze: O Cardeal, Choupal dos Melros
  • Certificado Originalidade: Rei da Tasca
  • Certificados de Participação: 3 MMM

Este ano, dada a impossibilidade de realizar aquela que seria a 30.ª edição do Festival, não pode igualmente ser realizada a tradicional cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso do ano anterior, a qual inaugura o festival do ano corrente. Por esse motivo, o Município de Gondomar divulga os vencedores do concurso gastronómico da edição de 2020 nesta época do ano, tipicamente, associada ao início da safra.