Construção da Unidade de Saúde de Baguim do Monte arranca este ano
publicado a 13 de Maio de 2016

Foi assinada pelo Governo e seguiu já para publicação em “Diário da República” a portaria de extensão que permite à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) arrancar, ainda este ano, com os primeiros trabalhos da empreitada que visa a construção da Unidade de Saúde de Baguim do Monte.

Esta obra, que compreende a realização de uma empreitada para construção de um edifício, assume uma importância fulcral na melhoria das condições de funcionalidade e de acesso dos cidadãos à carteira básica de serviços mediante o aumento da cobertura assistencial à população sem médico de família e, consequentemente, à obtenção de maiores ganhos em saúde, contribuindo para a consolidação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

A empreitada de construção do edifício para a instalação da Unidade de Saúde de Baguim do Monte, unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Porto II -Gondomar, que será executada em espaço cedido pelo Município de Gondomar situado entre a Rua da Carreira e a Rua D. António Castro Meireles, junto ao Centro Escolar de Baguim do Monte, está estimada em mais de 800 mil euros, a que deverão ser acrescidos mais de 670 mil euros suportados pela Autarquia na aquisição de seis parcelas de terreno (sendo que uma delas está na fase final de contencioso). Este é o primeiro passo na reta final de um processo que começou há mais de 10 anos.