Criado o primeiro Conservatório de Música de Gondomar
publicado a 22 de Julho de 2022

O Conservatório de Música de Gondomar foi apresentado no passado dia 21 de julho e a instituição será o primeiro estabelecimento de ensino artístico especializado de música do concelho. A cerimónia de apresentação decorreu na Banda Musical de Gondomar e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Vice-Presidente, Luís Filipe Araújo.

As aulas começam a partir do próximo ano letivo (2022/2023) e terão lugar na sede da Banda Musical de Gondomar. As pré-inscrições já estão disponíveis.

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) concedeu autorização definitiva de funcionamento ao Conservatório de Música de Gondomar, recentemente criado e que tem como Presidente Filipe Fernandes. A direção pedagógica está a cargo de Filipe Fernandes, Alberto Bastos e Luís Pereira.

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, destacou a importância da criação do Conservatório: "Gondomar tem pela primeira vez uma instituição autorizada para o ensino de música. Foi um objetivo pelo qual lutámos durante algum tempo porque sabíamos a vontade que os gondomarenses tinham em ter um Conservatório Musical e foi agora possível concretizar um sonho antigo do concelho". O autarca destacou ainda que "agora as pessoas que têm interesse em aprender música não têm de procurar soluções em concelhos vizinhos porque já somos capazes de assegurar essa oferta".

O Município de Gondomar tem promovido apoios ao movimento associativo do concelho, no qual se inserem instituições de música e outras coletividades. Recentemente foi aprovado em reunião de Câmara Municipal a criação de um Programa Extraordinário de Investimento dirigido às Bandas de Música do concelho no valor de 1 milhão de euros, com o objetivo de apoiar, entre outros, a aquisição, construção, beneficiação e recuperação de sedes sociais, a melhoria das instalações destinadas ao ensino da música e a promoção e divulgação da filarmonia.