“+Cuidar 2.0”: Câmara de Gondomar alarga o Programa de Apoio ao Cuidador Informal
publicado a 6 de Novembro de 2021

Decorreu esta sexta-feira, dia 5 de novembro, a Cerimónia de Assinatura do Acordo de Cooperação, ao abrigo do Projeto Cuidar de Quem Cuida, e do Protocolo de Colaboração Interinstitucional no âmbito do +CUIDAR - Programa de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar, no Auditório Municipal.

Enquanto o Acordo de Cooperação visa a capacitação de instituições da rede social local para a implementação de respostas de apoio especializado junto dos Cuidadores Informais, tendo como entidade promotora e gestora dessa capacitação o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo; o Protocolo de Colaboração Interinstitucional define os princípios orientadores, organização e normas de funcionamento deste "+CUIDAR 2.0".

Com o firmar destes protocolos, o programa +CUIDAR alarga a sua área de intervenção aos Cuidadores Informais Não Especificados, isto é, os Cuidadores de pessoas dependentes e cujo nível de dependência pode ter diferentes origens (física e/ou mental). Até então, o programa era apenas implementado junto dos Cuidadores Informais de pessoas com demência, como a Doença de Alzheimer.

Na Cerimónia Protocolar, que contou com a presença de vários Cuidadores Informais que, ao abrigo da "versão" inicial do +CUIDAR, integram o Grupo de Ajuda Mútua, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, referiu que "hoje estamos aqui para dar o devido upgrade ao Programa +CUIDAR, de forma a alargar este programa de apoio aos Cuidadores, não só para os que cuidam de quem sofre de demência, mas a todos os Cuidadores daqueles que têm outro tipo de patologias. E são cada vez mais.".

"Este trabalho que hoje materializamos nestes protocolos só é possível quando estamos todos juntos, em sinergia, desde a Câmara Municipal, à Saúde, à Segurança Social, às Juntas de Freguesia e a todas as entidades ligadas ao Apoio Social. Esta é, cada vez mais, uma resposta necessária.", acrescentou o autarca.

A assinatura destes documentos - entre o Município de Gondomar, o ACES Gondomar, as autarquias locais e entidades do 3º setor - aconteceu no dia em que se assinala também o Dia Mundial do Cuidador Informal. Assim, este momento solene pretendeu ser uma forma de homenagem, reconhecimento e apoio em prol daqueles que tudo dão.

Sobre o +CUIDAR:

O +CUIDAR é um projeto concertado territorialmente em sede de Rede Social, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Gondomar da ARS Norte I.P. (ACES de Gondomar), autarquias locais (Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Gondomar) e mais de 20 entidades do 3º setor.

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de intervenções que promovam o bem-estar físico e psicológico dos/as Cuidadores Informais e promover estratégias no ato de Cuidar, criando uma rede de partilha, suporte e apoio para aqueles que prestam cuidados regulares a uma pessoa, não sendo remunerados e estando desprovidos de um vínculo formal.