Delegações europeias debatem integração e cidadania na Casa Branca de Gramido
publicado a 7 de Setembro de 2021

As delegações dos 18 países europeus que se encontram em Gondomar, no âmbito do projeto europeu "Networks of Towns", debateram esta manhã na Casa Branca de Gramido temas como integração e cidadania no seio da comunidade europeia.

A manhã teve início com a mesa redonda «Através de uma maior integração, obteremos fios que nos unem social e culturalmente» e contou ainda com testemunhos de migrantes socialmente e profissionalmente integrados no concelho de Gondomar: Alina Costa, da Polónia; Alona Lehka, da Ucrânia; e Maribel Freire, da Espanha.

"Strings that unite us through migration" é a candidatura do Município de Gondomar ao projeto europeu "Networks of Towns", aprovada e financiada pela União Europeia, ao abrigo do Europe for Citizens Programme 2014-2020 (Programa Europa para os Cidadãos). O projeto prevê a organização de cinco encontros temáticos, o primeiro em Gondomar seguido de encontros na França, em janeiro de 2022; na Grécia, em março de 2022; em Itália, em junho 2022 e na Polónia, em agosto de 2022.

A tarde foi preenchida com visitas à Quinta do Passal, ao Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende e a uma oficina integrante da Rota da Filigrana.