Dia Mundial da Árvore assinalado na Quinta do Passal
publicado a 22 de Março de 2022

Ontem, 21 de março, dia em que se celebra o Dia Mundial da Árvore, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, acompanhado pela Vereadora do Ambiente, Ana Luísa Gomes, assinalaram a efeméride com a plantação de duas árvores no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, juntamente com os alunos do Centro Escolar Baguim do Monte.

Desta forma, o Município de Gondomar pretendeu destacar simbolicamente o papel fundamental das árvores na captura e armazenamento de dióxido de carbono, colaborando na missiva de minimização do impacto das alterações climáticas, através da redução do aquecimento global do planeta.

Nesta época de plantação, desde novembro de 2021, o Município de Gondomar já plantou mais 7746 árvores e arbustos nativos, nas parcelas florestais da autarquia, no Parque das Serras do Porto e nas margens da ribeira da Archeira e rios Tinto, Torto e Ferreira, estando em curso a reconversão dos espaços verdes e coberto florestal da Quinta do Passal.

Estas ações estão integradas nos projetos de Requalificação e Valorização da ribeira da Archeira e rios Tinto, Torto e Ferreira, financiado pela APA; no Projeto de Gestão Ativa de Áreas Ocupadas com espécies invasoras no Parque das Serras do Porto, financiado pelo POSEUR; e no Programa Metro Quadrado da Lipor; no entanto, não teriam sido possíveis sem o apoio fundamental das escolas e da rede de voluntariado do projeto FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.