Duas dezenas de estrangeiros entre os mais de dois mil inscritos na 3.ª D’Ouro Run
publicado a 20 de Junho de 2016

Duas dezenas de estrangeiros inscritos marcam o início da internacionalização da D’Ouro Run, prova do calendário oficial de atletismo cuja terceira edição foi apresentada hoje de manhã. “A D’Ouro Run não é mais uma iniciativa em Gondomar, é já uma marca de Gondomar”, sublinhou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal.

Marco Martins destacou a importância da competição ter mais de dois milhares de inscritos e definiu a prova como uma iniciativa fundamental para “a promoção estratégica do concelho”, devendo ser valorizado o local onde, inclusive, decorreu a própria apresentação, junto ao rio Douro.

Além do Presidente do Município, destaque-se as presenças de Sandra Almeida, Vereadora do Desporto, Carlos Ferreira, da Event Sport, Damião Leitão, em representação da Associação de Atletismo do Porto, António Ferreira, jornalista de “O Jogo” que tem acompanhado a prova desde a primeira hora e dirigente do Centro de Atletismo do Porto, António Pereira da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, Rosa Mota, campeã olímpica e “madrinha” da D’Ouro Run, e de Bruno Silva, embaixador da Cidade Europeia do Desporto 2017.

Durante a apresentação, Carlos Ferreira acentuou a presença de atletas provenientes do Brasil, Inglaterra, França e Espanha – “neste momento, há 18 atletas estrangeiros inscritos” – e sublinhou o reforço do abastecimento de água na edição deste ano: “Vamos ter abastecimento a cada 2,5 quilómetros, duplicando o abastecimento que é feito habitualmente neste tipo de provas, ou seja, a cada cinco quilómetros, além de quatro chuveiros que permitirá aos atletas poderem refrescar-se”.

Já António Ferreira vincou a existência de “uma concorrência muito forte” na realização deste tipo de provas, para explicar que se D’Ouro Run existe e “continua a crescer” é porque se trata já de “uma referência do calendário oficial”.

De referir, por fim, o espírito descontraído e positivo com que Rosa Mota encara a D’Ouro Run e em concreto a corrida de domingo: “Para mim, o sucesso é pôr as pessoas a correr e a conviver. E quero que os muitos participantes que vão estar aqui a correr e a caminhar acabem a prova felizes”.

A 3.ª D’Ouro Run realiza-se no próximo domingo, na Estrada Nacional 108, entre Valbom e a Foz do Sousa-Esposade, numa organização da Event Sport e do Município de Gondomar.

Em 2016, a D’Ouro Run contém a Meia Maratona, com 21,097 quilómetros, a Mini Maratona, de 10 quilómetros, e a Caminhada, de cinco mil metros, sempre o rio Douro em pano de fundo.

Toda a informação disponível no site da D’Ouro Run.