Ecotrail estreia-se em Portugal Continental com passagem por Gondomar
publicado a 10 de Abril de 2022

A chuva deu tréguas e a manhã deste sábado, dia 9 de abril, deu lugar a uma tarde solarenga para deleite dos participantes no EcoTrail 2022 - uma prova internacional composta por três percursos de 20, 42 e 80 km.

Com partidas e chegadas em Gramido, o Município de Gondomar foi o grande centro nevrálgico da prova que teve cerca de 800 atletas inscritos de países como Portugal, Alemanha, Bélgica, EUA, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polónia, Suíça, Inglaterra e República Checa.

A região do Porto foi o 12º local do mundo e o 1º em Portugal Continental a receber esta prova de "mix trail", a qual explora um conceito de corrida a pé pela natureza, num ambiente urbano, e levou os participantes ao centro do Porto com passagem por trilhos emblemáticos nos arredores, recorrendo a pisos mistos que incluem trilhos, terra batida e caminhos urbanos.

O evento percorreu, assim, os municípios de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia e Valongo. Em Gondomar, promoveu locais como os Moinhos de Jancido e o Parque das Serras do Porto, contribuindo para a divulgação do concelho no panorama desportivo internacional.

A prova mais longa de 80 quilómetros partiu de Gramido. Daí o pelotão seguiu em direção ao centro de Gondomar para chegar ao Parque das Serras do Porto, com passagem por Valongo (Serras de Santa Justa, Pias e Castiçal), mergulhando nos vales dos rios Ferreira e Sousa. O percurso incluiu ainda passagem pelos Moinhos de Jancido, travessia na Barragem de Crestuma para acompanhar a margem do rio Douro, desta vez por Vila Nova de Gaia. Depois da travessia na Ponte do Infante, em direção ao casco medieval da cidade do Porto, a prova terminou no mesmo local de partida: Gramido. A prova dos 42 quilómetros partiu de Covelo e seguiu o mesmo percurso dos 80 quilómetros a partir desta povoação. A distância mais curta de 21 quilómetros saiu do Parque Biológico de Gaia, em direção ao rio de Febros. A partir daí entroncou no percurso comum às três distâncias.

O Ecotrail nasceu em 2008, em Paris, da vontade de criar percursos de corrida natural, eco responsáveis, nas principais cidades europeias e seus subúrbios, tendo como principais objetivos a promoção da atividade física aliada à proteção dos ecossistemas, à promoção dos territórios e à projeção dos municípios aderentes enquanto catalisadores de uma consciência eco responsável. A expansão deu-se em 2015, com a inclusão de Oslo (Noruega) e do Funchal (Ilha da Madeira). De então para cá, o número de cidades não tem parado de aumentar: Madrid (Espanha), em 2016; Estocolmo (Suécia) e Reiquiavique (Islândia), em 2017; Florença (Itália) e Genebra (Suíça), em 2018; Wicklow (Rep. Irlanda) e Chiang Mai (Tailândia), em 2019; Alula (Arábia Saudita), em 2020; e Porto e Valência (Espanha), em 2022.