Empreendedores aderem ao programa PME Digital
publicado a 16 de Outubro de 2014

A Câmara Municipal de Gondomar, em conjunto com o Ministério da Economia, apresentou, hoje à tarde, o programa PME Digital às empresas do concelho.

A iniciativa de sucesso contou com a presença de Carlos Brás, Vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, e Hélder Figueiredo, Vereador das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de, em representação do IAPMEI, Fátima Tavares, coordenadora do Centro de Desenvolvimento Empresarial do Norte, e João Abrantes, responsável pelo programa PME Digital pela ACEPI.

O Parque Tecnológico encheu-se de empreendedores com vontade de conhecer e apreender o que os parceiros do programa têm a propor. A ideia é estimular a utilização de ferramentas digitais para melhorar a gestão e tornar eficiente a relação entre clientes e fornecedores.

O programa PME Digital permite que as empresas sejam mais organizadas e competitivas, aumentando desta forma o número de micro-empresas ligadas à Internet e à respetiva projeção no mercado internacional.

Nos dias de hoje, a Internet é um meio de venda do produto/serviço no mercado global. Contudo, dados estatísticos dizem-nos que 50% das PME´s ainda não têm ligação à Internet e apenas 5% são “ecommers”. A pensar na abertura do marketing digital e sua implementação, a ACEPI apresenta 19 parceiros de negócios necessários à implementação de uma loja versus empresa online, desde a criação do website, domínio e alojamento, passando pela rede que permite realizar os respetivos pagamentos na hora da compra por impulso e, ainda, o meio de transporte que leva o produto ao cliente final. As telecomunicações essenciais como instrumento de trabalho também estão presentes. No âmbito do programa, a plataforma PME Digital, para além de apoiar as empresas na execução dos seus projetos, também disponibiliza preços mais baixos na oferta dos serviços.

A Bicafé e a Green Box, artesanato urbano, foram os dois casos práticos de sucesso. Ambas as empresas, com sede no Concelho, representam uma excelente amostra de como se pratica o marketing digital, veja-se pela presença no mundo virtual ou pela interação nas redes sociais.