Encontrados os representantes de Gondomar no Concurso Nacional de Leitura
publicado a 28 de Janeiro de 2020

O Auditório Municipal de Gondomar recebeu, hoje, a fase concelhia do 14º Concurso Nacional de Leitura (CNL), destinada aos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos agrupamentos de escolas do concelho.

Esta fase envolveu 60 participantes, oriundos do 1º ciclo até ao ensino secundário e contou com a realização de uma prova escrita e outra oral, tendo como base as obras da escritora Agustina Bessa-Luis, autora que foi homenageada pela sua obra literária e legado cultural. Os vencedores representarão Gondomar na fase intermunicipal do CNL, em local e data ainda a anunciar.

O CNL tem como objetivos estimular a leitura enquanto prática de conhecimento e de lazer entre jovens, bem como dar a conhecer autores da língua portuguesa e estrangeira de diversas gerações e estilos literários. É promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção-Geral da Administração Escolar e a RTP.

Os vencedores da edição 2020 do Concurso Nacional de Leitura - Fase Concelhia são os seguintes:

• 1º CEB
    Guilherme Santos, Ariana Rodrigues e Isabel Rio.
  • 2º CEB
    Leonor Duarte, Ana Carolina Pacheco e Sofia Pinto.
  • 3º CEB
    Ana Carolina Moreira, Matilde Magalhães e Cristiana Coelho.
  • SECUNDÁRIO
    Inês Monteiro, Lara Coelho e Sara Silva.