Época balnear encerra sem registo de incidentes e vítimas nas praias fluviais
publicado a 18 de Setembro de 2015

No encerramento da época balnear, o Município de Gondomar congratula-se pelo facto de, pelo terceiro ano consecutivo, não haver registo de incidentes e de vítimas nas suas praias fluviais (Lomba e, desde este ano, Zebreiros, as únicas classificadas como tal no rio Douro), em sintonia, de resto, com o principal objetivo das determinações emanadas pela Autoridade Marítima Nacional.

2015 foi o primeiro ano em que o Concelho teve duas praias fluviais e considerando o enorme afluxo da população, a qualidade das águas genericamente boa e o registo zero de incidentes e de vítimas, o Município congratulou-se com o verdadeiro êxito que constituiu a época balnear agora finda, num encontro, hoje à tarde, na Loja Interativa de Turismo, com todos os intervenientes institucionais e individuais que de algum modo estiveram ligados às praias e à temporada. Além do Vereador do Turismo, Carlos Brás, destaque para as presenças do Comandante da Capitania do Douro, Capitão de Mar e Guerra Vítor Santos, e do seu Adjunto, Capitão de Fragata José Matos, autarcas das Juntas de Freguesia envolvidas, Delegado de Saúde de Gondomar e nadadores-salvadores.

Para este resultado muito contribuiu um investimento superior a 400 mil euros em obras, equipamentos e recursos humanos que permitiram dotar as zonas balneares de condições de acessibilidade, qualidade e segurança (análises, limpeza, nadadores-salvadores, etc.).

O Município vai continuar empenhado na melhoria das condições das zonas balneares e tem como grande objetivo para 2016 a designação/classificação da Praia de Melres.