Escolas reciclam quase 140 toneladas de papel
publicado a 2 de Junho de 2016

O concurso “Quanto + separas + ganhas”, que se realizou entre 16 de novembro do ano passado e 27 de maio último, permitiu reciclar 139.867 Kg de papel e embalagens, operacionalizando as Linhas de Orientação Estratégica aprovadas pelo Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) de Gondomar.

Esta iniciativa, dinamizada para 94 escolas do ensino público e privado do concelho, envolveu 17.442 alunos na separação de papel e cartão e embalagens de tetra pack, plástico e metal, produzidos na escola e/ou comunidade.

Ao esforço desenvolvido nas escolas para a criação de bons hábitos de separação de resíduos a Autarquia correspondeu com o reforço da dotação de equipamentos para recolha seletiva e sensibilização ambiental dos alunos, professores e auxiliares de ação educativa.

O concurso foi apenas uma motivação extra para sensibilização de todos para a separação dos resíduos na escola e em casa, já que a recolha se manter nos mesmos moldes após solicitação das escolas para a Linha Verde 800200129 ou através do telefone 224662650.

Resultados
Os prémios serão entregues amanhã, pelas 10.15 horas, na Escola EB da Lagoa, José Fernando Moreira, vereador do Ambiente, e um representante da Rede Ambiente, patrocinador exclusivo do projeto.

As cinco escolas premiadas são as seguintes: 1.ª EB da Lagoa (174,41Kg/aluno); 2.ª EB da Triana (167,54Kg); 3.ª EB da Arroteia (117,46Kg); 4.ª EB Atães (113,19Kg); 5.ª Jardim de Infância da Ribeira (110,98Kg).