Este Plano É DE TODOS NÓS
publicado a 21 de Maio de 2015

Caros Gondomarenses,

Após um longo e complexo processo burocrático que envolveu dezenas de entidades da administração central e local, conseguimos colocar em discussão pública a proposta do Plano Diretor Municipal de Gondomar. Apesar de ser um documento estratégico e fundamental para o nosso território, o último PDM remonta a 1994.

O território geográfico do Município de Gondomar tem que ter um desenvolvimento mais sustentável, possuir capacidade de competitividade económica e coesão social e territorial, potenciado a sua localização geográfica estratégica, as vias de comunicação e os recursos naturais.

A proposta que agora é apresentada, ainda que limitada por algumas salvaguardas que a Câmara Municipal não pode ultrapassar, como a Reserva Ecológica, a Reserva Agrícola Nacional ou o Plano de Ordenamento da Albufeira de Crestuma Lever, é ambiciosa e segue algumas linhas orientadoras que o Executivo Municipal considera fundamentais:

criação de zonas destinadas a parques urbanos e espaços verdes;
controlo da expansão urbana desmesurada;
criação de novas zonas industriais e expansão de atuais;
legalização de construções existentes;
abertura à criação de equipamentos ligados ao turismo, à hotelaria e potenciadores das mais valias geradas pelo rio Douro;
criação do “pulmão verde” metropolitano, um projeto intermunicipal que envolve as serras de Gondomar, Valongo e Paredes.
São estas as prioridades estratégicas para o Município que foram sufragadas pelos Gondomarenses e que pretendemos agora pôr em prática, também através do ordenamento do território.

Mas esta proposta e este plano terão mais valor se foram construídos por todos. Por isso, a sua participação é imprescindível e fundamental

Até 19 de junho, faça parte deste plano. Participe, porque ele É DE TODOS NÓS!

Marco Martins
Presidente da Câmara Municipal de Gondomar