“Estrelas do Douro” fez o pleno no concurso do “Sável Frito” e da “Lampreia à Bordalesa”
publicado a 22 de Fevereiro de 2017

O restaurante “Estrelas do Douro” é o grande vencedor do concurso do “Sável Frito e da “Lampreia à Bordalesa” integrado na 26.ª edição da Festa do Sável e da Lampreia, ao triunfar nas duas categorias. O anúncio foi feito na Quinta do Passal, em Valbom, hoje à tarde, dia de prova e de concurso – na presença de vários membros do Executivo camarário, Presidente da Assembleia Municipal, júri do concurso e da Miss Portuguesa, Cristiana Viana – que assinalou mais uma etapa num dos eventos que marca o calendário anual em Gondomar.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, agradeceu aos 24 restaurantes que participam na Festa do Sável e da Lampreia “pelo que fazem para que a tradição se mantenha”. “Basta que sejamos nós, genuínos”, reforçou o Presidente do Município, depois de explicitar as razões que levam o Executivo a apostar num evento com estas caraterísticas: “Nós só queremos que o vosso negócio cresça”.

Antes, o Presidente do júri da prova gastronómica – “por devoção”, como disse o próprio “chef” Hélio Loureiro – já tinha afirmado que “o caminho do turismo é o da autenticidade”, apelando a todos os restaurantes presentes na cerimónia de entrega de prémios para que “façam a gastronomia autêntica dos vossos locais”. É que, explicou o “chef”, “a gastronomia faz parte de um povo e sem ela seríamos iguais a tantos outros povos”.

Na categoria do “Sável Frito”, o segundo lugar foi atribuído ao restaurante do “Clube dos Caçadores” e o terceiro posto ao “Casa Lindo”. Já na “Lampreia à Bordalesa”, o “Margem Douro” e “Madureira Vera Cruz” ocuparam os segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Em Gondomar, a história da aliança perfeita entre a cozinha e o paladar confunde-se de tal maneira com a história das nossas gentes, que não devemos hesitar em fazer do uso do lume da cozinha e da herança e memorização das técnicas culinárias o autêntico ponto de partida da cultura gondomarense.

Atendendo a que os profissionais da restauração de Gondomar estão cientes que a refeição é um ato de comensalidade, ideal para se partilharem valores sociais e culturais, e que representa um corte privilegiado com o quotidiano, concentram todos os esforços numa relação de confiança com os seus clientes, alicerçada, quer na qualidade de confeção, quer no aconchego do acolhimento.

A divulgação de pratos nobres como o “Sável Frito” e/ou a “Lampreia à Bordalesa” é, pois, um instrumento de dinamização económico e turística do Município de Gondomar.