14.º Concurso Nacional de Leitura

No próximo dia 28 de janeiro realiza-se a 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), fase concelhia. É o terceiro ano consecutivo que o Município organiza a fase concelhia e, à semelhança do ano passado, verificamos grande adesão à iniciativa de todos os intervenientes envolvidos – alunos, professores bibliotecários, direções dos agrupamentos de escolas e coordenadora distrital da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), desenvolvido em articulação com a RBE, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Após a fase escolar, em que realizaram provas de seleção nas respetivas escolas com o acompanhamento e apoio das Bibliotecas Escolares, chegam agora à fase concelhia ou municipal 60 alunos (18 alunos do 1º ciclo, 16 do 2º ciclo, 18 do 3º ciclo e 8 do Secundário), oriundos dos vários Agrupamentos de Escolas de Gondomar. O objetivo desta fase é apurar três alunos de cada nível de ensino para passarem à fase intermunicipal.

Este ano, o Júri do CNL - fase concelhia selecionou as obras “O Dourado”, “Vento, areia e amoras bravas”, “As estações da Vida” e “O colar de flores bravias”, de Agustina Bessa-Luís, como forma de homenagem à escritora desaparecida em junho do ano passado, um dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea e autora de obras incluídas no PNL.