Caderno de Viagens, de Júlio Resende | Alentejo

O espólio de Júlio Resende continua a ser mostrado no Lugar do Desenho, na Sala do Acervo, correspondendo ao desígnio de expor rotativamente, e numa lógica temática, a vasta colecção de desenhos do artista pertencente à instituição.

Os desenhos do período alentejano, produzidos nos anos 40 quando Júlio Resende foi como professor para Viana do Alentejo, asseguram coerência à presente exposição, desvendando aquele que podemos considerar o ciclo inaugural do seu percurso após o regresso de Paris.

Período de reflexão e de produção intensa, ele marcaria definitivamente a pesquisa plástica do artista na resposta ao envolvimento humano e cultural que o rodeava, como o deixam pressentir as afirmações que acompanham os desenhos.