Chama da Solidariedade

A Chama da Solidariedade é um evento promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e assume uma grande dimensão a nível nacional, atendendo à sua simbologia e às instituições/pessoas que envolve. Representa um momento solene e simbólico que integra o programa das Festas da Solidariedade, iniciativa das Instituições de Solidariedade Social.

O âmbito da iniciativa invoca o espírito de entreajuda, os princípios de solidariedade e o trabalho para o “bem comum”. A chama faz um percurso por várias cidades de Portugal chegando a Gondomar, no próximo dia 6.

A receção e permanência da Chama da Solidariedade no Município está a ser programada pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar e as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município.

A chegada da Chama da Solidariedade está prevista para o dia 6, pelas 15.30 horas na zona limítrofe das freguesias de Ermesinde/Baguim do Monte. Far-se-á nesse dia uma caravana que percorrerá os territórios de Baguim do Monte, Fânzeres, S. Pedro da Cova, Foz do Sousa (Alto do Concelho), Jovim e Gondomar (S. Cosme), até à receção solene da Chama da Solidariedade nos paços do Município, prevista para as 18.30. Seguidamente, acompanhar-se-á a mesma até ao Largo do Souto (em Gondomar (S. Cosme)), onde decorre a Feira do Artesanato.

Pelas 21.30 horas realizar-se-á um espetáculo de Solidariedade envolvendo atuações de várias IPSS’s do Município.

Gostaríamos de sugerir que todos os participantes que se associem ao evento, vistam uma peça de roupa branca, como gesto simbólico de comemoração.

Gondomar
CNIS, UDIPSS e Câmara Municipal de Gondomar