Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

“Consumo sustentável, rumo à poupança”

A Câmara Municipal de Gondomar vai dinamizar, no último trimestre deste ano, três ações estratégicas de sensibilização da população integradas nos eixos de prevenção e recolha seletiva multimaterial dos resíduos urbanos.

As ações programadas são a campanha de rua “Consumo sustentável, rumo à poupança”, em itinerância pelo Concelho entre outubro de 2015 e maio de 2016; “Vamos começar pela nossa casa”, para esclarecer e motivar os colaboradores da Autarquia e das Juntas de Freguesia para a separação de resíduos; e o concurso “Quanto + separa + ganhas”, que visa o incremento de resíduos recicláveis nos agrupamentos escolares, a partir de 16 de novembro.

A primeira ação calendarizada no âmbito do projeto “Consumo sustentável, rumo à poupança” decorrerá na União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, de 26 a 30 de outubro, e visa como destinatários os agregados familiares residentes nos conjuntos habitacionais, as IPSS e restante movimento associativo e os agrupamentos escolares.

Este formato de intervenção irá atingir um universo de cinco mil pessoas e compreende uma itinerância por todas as freguesias do Concelho durante uma semana por mês, de outubro 2015 a maio de 2016, com o camião Lipor TV. No interior do equipamento, o cidadão poderá simular o processo de compra de um produto num estabelecimento comercial, identificando uma boa ou má prática de consumo, tendo em consideração a redução do orçamento familiar, a redução dos resíduos produzidos após consumo e o seu correto encaminhamento para reciclagem.

De 23 a 27 de novembro, durante a Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, esta campanha irá decorrer no Largo de Camões, em Gondomar (S. Cosme), e de 14 a 18 de dezembro nas freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte. Em Março de 2016 o camião Lipor TV seguirá a sua itinerância para as freguesias do Alto Concelho.