D. João de França Castro e Moura

Ciclo de conferências em homenagem a D. João de França Castro e Moura pelo 150.º aniversário da sua morte.

Tema: "Protagonista e historiador da China Cristã D. João de França Castro e Moura e a sua Breve Relação da Propagação da Religião Cristã na China".

Conferencista: Prof. Dr. José Eduardo Franco, da Universidade de Lisboa.

Encerra o ciclo o Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

A entrada é livre.

Em 16 de outubro de 2018 assinalam-se os 150 anos da morte de D. João de França Castro e Moura (1804-1868).

Num mundo cada vez mais globalizado e massificado, o conhecimento de protagonistas que marcaram o nosso passado coletivo torna-se indispensável para a construção de uma memória coletiva sólida. Conhecer, recordar e evidenciar personalidades, devidamente contextualizadas no seu tempo, permite-nos desenvolver uma consciência cívica crítica, sem bairrismos ou rivalidades privadas de sentido. A História de uma nação ou de um povo é um todo, feito de múltiplas partes.

João de França Castro e Moura, pela sua origem e formação, pela sua ação e pelo legado que nos deixou, merece ser evocado também na terra onde nasceu – Gondomar. Personagem “global”, figura marcante da Igreja, D. João de França Castro e Moura justifica este modesto tributo à sua memória.