Descentralização: Fazer o Óbvio

No dia 21 de novembro, a partir das 15 horas, assista em direto no Facebook à Conferência JN / Município de Gondomar.

Na União Europeia, só oito países não têm regiões administrativas ou outros níveis intermédios de organização do Estado. Entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é um dos mais centralizados. Na OCDE, só três países se tornaram mais ricos sem descentralizar.

A história recente do nosso País - um País crescentemente centralizado, logo incapaz de combater brutais assimetrias regionais; um País sobrelotado no Litoral e desertificado no Interior - reclama o recurso a um poderoso instrumento de política pública suscetível de amenizar tamanhos desequilíbrios. Trata-se, portanto, de fazer o óbvio: descentralizar e/ou regionalizar.

PROGRAMA:

14.30 horas: Receção aos convidados e participantes

15 horas: Welcome Notes

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar

Inês Cardoso, Diretora do Jornal de Notícias

15.15 horas: Key Note Speaker

Luís Braga da Cruz, professor catedrático

15.30 horas: Painel

António Cunha, Presidente da CCDR-N

Cristina Azevedo, Consultora

Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Pública

José Mendes, Diretor-executivo da Fundação Mestre Casais