Dualidades de um ser

Margarida Basaloco (pseudónimo MALEBA) nasceu no Porto em 1962.

Possui o Mestrado em Património Artístico Conservação e Restauro e a Licenciatura em Conservação e Restauro do Património, exercendo a sua principal atividade nesta área como conservadora-restauradora, mas gosta igualmente de criar e explorar outros domínios da arte.

Integrou o Coro da Sé Catedral do Porto, como contralto, tendo participado ativamente em concertos de música sacra e litúrgica, de 1982 a 1985.

Mentora e curadora de exposições, destacando um projeto artístico-cultural que envolveu pintura, escultura, artesanato, música, dança, poesia, artes circenses, etc. na Quinta Espírito Santo, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, de 2007 a 2013.

Participa regularmente em exposições tanto a nível individual, como coletivamente, tendo já sido distinguida e premiada em 2015, 2012, 2011, 2006 e 2005.
É Membro Artista da The New York Boyer Foundation, EUA.

Encontra-se representada em coleções públicas e privadas tanto em Portugal como no Estrangeiro (seleção):
C. M. Maia, C.M. Oliveira de Azeméis, Quinta Espírito Santo (V. N. Gaia), Universidade do Minho - Escola Superior de Ciências (Braga), Junta de Freguesia de Rio Tinto, Art Club (Oliveira de Azeméis), Art Work (Santo Tirso), Galeria Felipe Lamadrid (Cádiz - Espanha), Castilha e Léon, The New York Boyer Foundation (EUA), etc.

Integra o corpo docente da Universidade Sénior de Rio Tinto como professora de Artes Decorativas.

Gosta de escrever poesia.

Texto Crítico

Modos de ver, diferentemente a pintura, nas suas mais variadas formas, contribui para que vejamos a realidade de um modo diferente daquele com que a vemos habitualmente.

A partir do momento em que vejo num retrato (pintura que se destaca na exposição) tons amarelos, laranjas, vermelhos…já não posso mais olhar para a pessoa retratada da mesma forma que a via, pois a pintura abriu-me a novos horizontes de observação.

O mesmo se passa com a representação das outras pinturas com caracter figurativo (paisagens, motivos florais, pessoas…). Então, e os abstratos, que não se propõem a ser referência direta da realidade que observamos? Os abstratos de Margarida Basaloco vêm mostrar o impulsor essencial da sua obra; a artista explora várias linguagens plásticas porque na base das suas motivações está o experimentalismo através da cor.

Toda a produção de Margarida Basaloco assenta na cor como motor e justificação dos mais variados temas e modos de fazer pintura. É este o convite que deixamos a todos aqueles que visitarem a presente exposição: deleitarem-se no colorido diversificado dos seus trabalhos.

Pedro Silva

Formador de Artes Plásticas e Diretor da Escola Utopia, Arte & Ideias