Holograma: Cultura para Todos

São propósitos maiores do projeto “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto” abrir a programação da Casa da Música, nos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto, a públicos sem práticas culturais, criando momentos emotivos que os vinculem à música mais erudita, através do acesso a uma programação muito variada e especialmente concebida para o efeito.

Cada edição do "Holograma" procura reproduzir a vivência da Casa da Música em um ou mais espaços culturais de cada um dos Municípios.

Serão produzidos concertos e atividades educativas no âmbito de uma programação especialmente concebida para o Município em questão, com a qualidade artística e os cuidados de produção que são próprios da Fundação Casa da Música.

O Município de Gondomar acolhe a iniciativa com o seguinte programa:

Dia 23 de março (quinta-feira)

• 09:30 – Les Feuilles Mortes (escolas a partir do 1.º Ciclo)
  • 11:00 – Les Feuilles Mortes (escolas a partir do 1.º Ciclo)

Com base em textos selecionados do programa da disciplina de língua portuguesa, Ler explora a relação entre a voz falada e a música. Num diálogo para que são convocados instrumentos electrónicos e acústicos, o itinerário passa por vários momentos da História de Portugal, evocando também o prazer e a riqueza que a música nos tem legado ao longo do tempo

• 19:00 – Concerto com comunidades (público Geral) (Horário a confirmar)

Dia 24 de março (sexta-feira)

• 09:30 – Pinóquio (pré-escolar)
  • 11:00 – Pinóquio (pré-escolar)

Paulo Neto - direcção artística e interpretação

Sónia Sobral, João Pratas, Rodrigo Neves e Matilde Barbas - interpretação

Carlo Collodi escreveu uma das mais fascinantes histórias infantis de sempre, Pinóquio. As aventuras do boneco de madeira, as personagens à sua volta e a mensagem do conto renascem neste espectáculo musical adaptado aos nossos dias e vocacionado para o público infantil. É a estreia – a não perder – de mais uma produção do Serviço Educativo

• 21:30 – Conjunto Júlio – Novos Talentos (para público geral)

Conjunto Júlio é um projeto que emerge, em 2021, de uma viagem Torre Fundeira, sediando-se em Lisboa e contando com Tomás Simões no baixo, Francisco Sanona na guitarra, João Maria na guitarra, voz e synths e Vasco Brito na bateria. Conjunto Júlio parte de uma vontade de ressoar no cenário do rock psicadélico português, adicionando temperos dos contextos e influências musicais de cada um.

Dia 25 de março (sábado)

• 10:00 – Les Feuilles Mortes (familias)
  • 11:30 – Les Feuilles Mortes (familias)
  • 21:30 – Solistas da Casa da Música (para público geral)

Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. No alinhamento destes recitais encontramos composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.

SOLISTAS DO CORO CASA DA MÚSICA

Ângela Alves soprano

Joana Valente mezzo soprano

André Lacerda tenor

Luís Rendas Pereira barítono

Lígia Madeira piano

Luís Duarte piano

Johannes Brahms Valsas de Amor

Dia 26 de março (domingo)

• 10:00 – Pinóquio (famílias)
  • 11:30 – Pinóquio (familias)
  • 17:00 – Concerto com comunidades (público Geral)

Entrada livre sujeita a reserva de bilhetes, aqui.