No início do português escrito, um documento do Mosteiro de S. Cristóvão de Rio Tinto

Em 1175, ainda D. Afonso Henriques governava o que já era o Reino de Portugal, um nobre de Paiva, de nome Paio Soares Romeu, veio registar um documento das suas dívidas, ao Mosteiro de S. Cristóvão de Rio Tinto, mosteiro de monjas da Ordem de S. Bento, que tinha sido fundado por volta do ano mil.

Este registo – conhecido como Notícia de Fiadores – foi descoberto em 1999 pela linguista e investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa Ana Maria Martins ao explorar o espólio do Mosteiro de S. Cristóvão na Torre do Tombo.

São apenas três linhas discriminando as dívidas de Paio Soares Romeu escritas num pergaminho que contém outros documentos, mas tem a particularidade de ser considerado o mais antigo documento, datado, escrito em língua portuguesa.

Aproveitando a efeméride do Dia Internacional da Língua Materna, que se celebra a 21 de Fevereiro, e a convite do Centro de Linguística da Universidade do Porto, a Professora Ana Maria Martins, professora catedrática da Faculdade de Letras e coordenadora científica do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, estará em Rio Tinto para falar da Notícia de Fiadores, próximo do local onde terá sido redigido.

A iniciativa tem o apoio da Junta de Freguesia de Rio Tinto e da Câmara Municipal e terá lugar na Escola Secundária de Rio Tinto, no dia 21 de fevereiro, com início pelas 21 horas.

Transcrição Transcrição do documentos

[Linha 1] Noticia fecit pelagio romeu de fiadores Stephano pelaiz. xxi. solidos lecton. xxi. soldos pelai garcia. xxi. soldos. Gũdisaluo Menendici. xxi soldos

[Linha 2] Egeas anriquici xxxta soldos. petro cõlaco. x. soldos. Gũdisaluo anriquici. xxxxta. soldos Egeas Monííci. xxti. soldos [i l riscado] Ihoane suarici. xxx.ta soldos

[Linha 3] Menendo garcia. xxti. soldos. petro suarici. xxti. soldos Era Ma. CCa xiiitia Istos fiadores atan. v. annos que se partia de isto male que li avem:

Escola Secundária de Rio Tinto
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Fundação para a Ciência e Tecnologia