O Mundo Imaginário

Exposição de pintura de Franchini, com curadoria de Agostinho Santos.

A 10 de fevereiro de 1959 nasceu, no Porto, António Franchini, aquele que viria a ser conhecido por artista plástico, curador e galerista de Miguel Bombarda.

Franchini, desde jovem penetrou na vida artística, frequentou aulas de desenho, pintura e cerâmica às escondidas de sua família. Por imposição paterna optou pela vida financeira, onde chegou a diretor de uma importante instituição bancária mas desde 2004 que, definitivamente, optou pelas artes.

Tem diversas exposições individuais e coletivas, algumas das quais em museus e centros culturais, para além de galerias com grande prestígio.

Como curador já realizou dezenas de exposições quer em Portugal, quer no Brasil. Estados Unidos da América (Nova Iorque), Espanha, Finlândia, Brasil, Coreia do Sul e Reino Unido, foram alguns dos países onde já teve exposições individuais ou coletivas.

Editou e ilustrou diversos livros infantis, ilustrador convidado pelo IV Festival Literário de Bragança 2018.

Foi finalista no World Porto Cartoon 2015, com a obra fez-se "Luz na Arte".

No Ano de Portugal no Brasil e Brasil em Portugal, 2012/13, foi um dos chancelares nomeados pelo Ministério Negócios Estrangeiros do Governo Português.

Foi júri de diversos concursos de pintura e fotografia alguns dos quais internacionais.

É um dos comissários da próxima Bienal Internacional de Gaia 2019.