Pão Nosso

No próximo sábado há "Pão Nosso" em Gondomar, peça de teatro com texto e encenação de Cândido Sobreiro num espetáculo a cargo do Teatro de Balugas.

O ARTE e ATO - Encontro de Teatro da Associação “Vai Avante” continua no próximo dia 12, no Auditório Municipal de Gondomar, às 21.30 horas.

O novo espetáculo do Teatro de Balugas resulta de uma residência artística de teatro comunitário premiada pelo Programa de Apoio ao Associativismo da Fundação INATEL, tendo a peça "Pão Nosso" arrecadado o prémio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Barcelos, bem como os prémios de Melhor Cenário, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação Cénica e Melhor Guarda-Roupa.

O texto fala-nos da aldeia de Balugães, situada entre o Alto e o Baixo Minho, que foi terra onde já se amassou muito pão e onde se talharam muitas gamelas de pinho. O pão era o sustento, as gamelas também. Uma relação de pequenas histórias que contam mais do que o artefacto, o alimento, o labor. Uma recolha de memórias, ladainhas, cantigas e ofícios, recuperando utensílios e articulando artisticamente com a comunidade a criação do espetáculo. A partir daqui, o Teatro de Balugas aborda, de uma forma teatral e poética, o ciclo do pão na aldeia, reconstruindo-o a partir de princípios diferentes não tradicionais e quase oníricos.

A entrada é livre, até ao limite da lotação da sala.