“Pensamento e risco”

É inaugurada no próximo dia 3 de agosto, às 21.30 horas, na Sala Júlio Resende do Auditório Municipal de Gondomar, a exposição internacional de livros de artista “Pensamento e Risco”, com curadoria do pintor e jornalista Agostinho Santos. No atual ciclo de exposições que a Câmara Municipal de Gondomar tem vindo a organizar, trata-se da mostra com maior número de artistas – 124 – e obras – mais de 200. E será possível vê-la até ao dia 15 de setembro.

Pensamento e risco são palavras-chave de um livro de artista. De uma maneira geral, o livro de artista é uma espécie de registo/caderno de partes da vida de um artista que pensa e regista o que faz. E a maior parte deles desenha/risca.

“Pensamento e risco” é, muito provavelmente, a maior exposição de livros de artista do País, quer em número de artistas, quer em número de obras, além de um hino à imaginação e à criatividade artística.

Ao desafio, aos que têm livros de artista e os que não o tinham, responderam afirmativamente artistas de Portugal, Espanha, Brasil, Inglaterra, França, Bélgica, Suécia e Holanda, destacando-se, entre outros, Siza Vieira, Zulmiro de Carvalho, Francisco Laranjo, Paulo Neves, Albuquerque Mendes, Alberto Péssimo, Beatriz Albuquerque, Diogo Góis, Elisabete Leite, Henrique Duval, Jayme Reis, José Rodrigues, Nadir Afonso, Marta Soutinho Alves, Filipe Rodrigues, Isabel Alves e Gilbert & George. Entre artistas plásticos, pintores, desenhadores, escritores e escultores destaque, ainda, para Valter Hugo Mãe, com dois livros de artista.