Pequena História de um Povo com Memória

O Município de Gondomar, em parceria com o Quarteto Contratempus, apresenta a ópera para a infância "Pequena História de um Povo com Memória", no Auditório Municipal de Gondomar.

Os bilhetes, com um custo de 3€, podem ser adquiridos no Auditório Municipal.

Sinopse
Pequena História de Um Povo com Memória é um projeto sobre a liberdade, dedicado à infância. Existe no nosso património um percurso associado este conceito, que rapidamente se extingue no curso dos acontecimentos atuais e banais. A História existe na nossa memória, mas é importante reativá-la para a reencontrarmos no tempo e no espaço!
Como era …? Como era …quando as pessoas não podiam dizer o que sentiam, nem fazer o que queriam porque havia vigias por toda a parte? Como era quando não se podia ouvir certas música e ver os filmes que se queria? Como era quando a roupa das meninas e dos meninos era controlada? Como era quando era obrigatório ir para a guerra e lutar contra pessoas que não nos fizeram mal? Como era…e como é …reencontrar esta história e recontá-la nos dias que correm?
A pesquisa incide sobre o levantamento destes acontecimentos históricos e leva-os a cena através de linguagens multidisciplinares e contemporâneas, para reativar a ideia de liberdade e capacidade de a usufruir e preservar. No decurso da criação surge a voz, a nossa capacidade de comunicar, de cantar e de fazer a revolução.
Pequena História de Um Povo com Memória, é uma ópera transdisciplinar, que pretende cantar e contar, aquilo que se torna fundamental para a construção da identidade do ser humano – a liberdade – como fundamento da nossa identidade e história.

Libreto e composição: João Grilo
Encenação: Julieta Rodrigues
Intérpretes: Teresa Nunes (soprano) / Crispim Luz (clarinete) / Sérgio de A (piano) / Ana Conceição (violoncelo)
Desenho e Operação de Luz: Mariana Figueroa