XIX PortoCartoon

A Casa Branca de Gramido, em Gondomar, receber a Exposição do Tema Livre do 19.º PortoCartoon World Festival.

Inserida na programação do certame organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, a inauguração da mostra conta com a presença de um dos mais conceituados cartoonistas do Mundo: Angel Boligan, do México.

Boligan foi o vencedor do 3º Prémio do PortoCartoon 2017 com um desenho a concurso no Tema Livre, que retrata o drama vivido atualmente nas relações entre os Estados Unidos da América e o México. O cartoon ilustra a medida do atual presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou a construção de um muro na fronteira com o México. O artista mexicano compara esse muro a uma guilhotina.

A evocação das questões político-sociais vigentes é uma constante nos mais de 120 desenhos, que compõe a exposição do Tema Livre, encabeçada pelo desenho vencedor de Boligan. Além dessa temática, surgem também retratadas as questões ambientais, o drama dos refugiados, o impacto das novas tecnologias, entre outras problemáticas da atualidade.

No total, foram selecionados pelo Júri Internacional do PortoCartoon perto de 500 trabalhos dos mais de 1500, vindos de todo o Mundo.