Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021

Em 2021, o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é "Comunidades Circulares". O tema desafia-nos a agir em conjunto para moldar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos.

Estes tempos difíceis destacaram o papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis. Todas as organizações (ONG's, empresas, estabelecimentos de ensino, autoridades públicas), bem como os cidadãos que participam na prevenção de resíduos, reutilização, reciclagem e compostagem devem ser envolvidos para atingir as metas de desperdício zero.

É necessário um sentido de solidariedade e colaboração entre as pessoas que acreditam numa sociedade que deixa de produzir resíduos e que atuam em conjunto para promover uma economia circular e alcançar um desenvolvimento sustentável, mantendo um bom equilíbrio entre os pilares ambientais, sociais e económicos. Comunidades pequenas, locais, justas, inclusivas e circulares podem desempenhar um grande papel na promoção de um futuro sustentável na Europa!

Atividades:

Autocarro da Biblioteca Itinerante: O autocarro vai percorrer várias freguesias entre os dias 22 a 26 de novembro, com a ação "Troca de Livros Itinerante – UM Por UM", a qual prevê a troca de livros já lidos por novas obras. A ação inicia-se com com um "banco de livros" no autocarro, pelo que cada participante é convidado a deixar um livro e escolher um do seu interesse.

Local: vários (consulte aqui)

Data: 22 a 26 de novembro

Exposição "Alimentação Saudável e Sustentável": Sobre a alimentação saudável e desperdício alimentar, com o objetivo de incentivar a população, sobretudo as crianças e os jovens, a adquirir um estilo de vida mais saudável, quer ponto de vista nutricional quer do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, optando por fazer as escolhas de alimentos saudáveis, locais e sazonais, evitando o excesso de embalagens e o desperdício alimentar.

Local: Escola Básica de Valbom

Data: 22 a 26 de novembro

Exposição "Do Rio ao Mar de Plástico": Exposição produzida no âmbito da aprovação da candidatura da Câmara Municipal de Gondomar ao Fundo Ambiental, com o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos, independentemente da sua faixa etária, e incutir uma consciência mais ativa e sustentável, em casa, na escola e no trabalho, com o objetivo de evitar o desperdício associado ao consumo de água diário, incentivar ao consumo de água da torneira e reduzir a poluição gerada pelos plásticos e microplásticos nos ecossistemas marinhos.

Local: Escola Básica da Bela Vista - Fânzeres

Data: 22 a 26 de novembro

História "Carlota a Bolota que sonhava ir até à lua": Uma história de Susana Machado, este livro está integrado no projeto "Escrever um Mundo Melhor" – projeto de educação para a sustentabilidade. O objetivo deste livro é educar e sensibilizar para a importância da Floresta de Sobro, o Ciclo de Vida da Cortiça e suas aplicações práticas, de uma forma lúdica e divertida, contando a história de uma jovem bolota sonhadora e dos seus amigos Lince e Rolhinhas. A atividade é complementada com uma parte prática, que consiste em construir um objeto reutilizando rolhas de cortiça usadas.

Local: Escolas do concelho

Data: 22 e 23 de novembro

Horário: das 9.30 às 12 horas

Público-alvo: alunos das escolas do concelho

Workshop "Repair the old to use again" (Reparar o velho, para usar de novo): Neste workshop, as participantes são convidadas a reparar e aproveitar peças de vestuário démodé, com a ajuda das monitoras (com a participação de três monitoras do Clube de Costura de Gondomar no âmbito do projeto “From Granny to Trendy”).

Data: 23 de novembro (terça-feira)

Horário: das 14 às 17 horas

Público-alvo: público em geral

Workshop "Reutilizar com imaginação": Sensibilizar para a reutilização de resíduos, transformando-os em objetos de adorno e, decorações de Natal, uma vez que a época natalícia se aproxima. Para o efeito, serão reutilizados materiais como rolos de papel higiénico, capsulas de café, garrafas de plástico, embalagens de iogurtes, entre outros.

Local: Escolas do concelho

Data: 24, 25 e 26 de novembro

Público-alvo: alunos das escolas do concelho

Workshop "Open space to recover invisible waste" (Espaço aberto para recuperar resíduos invisíveis): Neste workshop, os participantes são convidados e incentivados a reparar o seu próprio eletrodoméstico com a ajuda de um monitor.

Data: 24 de novembro (quarta-feira)

Horário: das 9 às 12 horas

Público-alvo: público em geral

Workshop "Trendy with Invisble Residues" (Na moda com resíduos invisíveis): Bijuteria e objetos de utilitários (como lancheiras, caixa de costura ou guarda-joias), criados a partir dos mais variados resíduos, como cartão, argolas de latas de bebidas e de conservas, excedentes de variados fios, fitas e tecidos, caixas de gelado (e outras do género).

Data: 26 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 14 às 17 horas

Público-alvo: público em geral

Os workshops no CEA da Quinta do Passal, nos dias 23, 24 e 26 de novembro, têm vagas limitadas, sujeitas a inscrição gratuita mas obrigatória aqui.