Sexualidade sem Risco

No seguimento da estratégia delineada pela Câmara Municipal de Gondomar no âmbito da promoção da saúde dos seus munícipes, e tendo em conta o seu papel na prevenção da doença, o Município definiu como um dos seus eixos de intervenção atuar na área da saúde e da sexualidade juvenil, promovendo estilos de vida saudáveis e prevenindo comportamentos de risco.

Para tal, a Autarquia, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD), encontra-se a desenvolver uma campanha de sensibilização “Sexualidade Sem Risco” dirigida a todos os agrupamentos de escolas do Concelho.

Esta campanha consiste na realização de uma palestra, dirigida aos alunos do 9.º ano, alusiva à temática "Sexualidade, HPV e Cancro do Colo do Útero" e na disponibilização de uma unidade móvel que permanecerá durante o decorrer do dia no recinto da escola, acessível a toda a comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente), onde podem obter aconselhamento por profissionais especializados nas áreas da sexualidade associada a comportamentos de risco, bem como a cedência de material informativo e preventivo facultado pelo Plano Nacional do VIH/SIDA da Direção-Geral de Saúde.

No final desta campanha serão alvo da palestra aproximadamente 1300 alunos, sendo que o universo de alunos abrangido pela unidade móvel pode alcançar os 8000 alunos.

19 de fevereiro - Escola EB 2,3 de S. Pedro da Cova
23 de fevereiro - Escola Secundária de Gondomar
26 de fevereiro - Escola EB 2,3 de Jovim
1 de março - EB 2,3 de Medas
4 de março - Escola EB 2,3 Infanta D. Mafalda
7 de março - Escola EB 2,3 de Fânzeres
8 de março - Escola EB 2,3 Frei Manuel Santa Inês

Das 9.30 às 11 horas - palestra "sexualidade, HPV e Cancro do Cólo do Útero".
Das 10 às 16 horas - Unidade Móvel: vem tirar as tuas dúvidas.