Executivo atribui mais de 600 mil euros às corporações de bombeiros
publicado a 7 de Janeiro de 2015

A Câmara Municipal de Gondomar deliberou por unanimidade, em reunião pública realizada, hoje de manhã, nas instalações da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, atribuir às corporações de bombeiros do Município um apoio financeiro no valor total de 609 mil euros, ao longo do ano em curso.

De acordo com o Executivo, além das operações de socorro e proteção de pessoas e bens ao nível do Concelho, é necessário “dar execução ao Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios do Município de Gondomar, nomeadamente, prevenindo através da criação e manutenção das redes de faixas de gestão de combustíveis e combatendo rapidamente os incêndios após a sua ignição com uma ação forte e musculada, que permita uma rápida e eficaz intervenção com vista a evitar a propagação e consequente extinção”.

Entre 2008 e 2013, os apoios municipais foram sempre de 480 mil euros, numa base fixa, e em 2014 cresceram para perto de 600 mil euros (incluindo uma base variável de 120 mil euros). Em 2015, a base variável subiu para 150 mil euros, em função da área geográfica, população e serviços de socorro prestados.

A Câmara Municipal aprovou ainda, também por unanimidade, o Plano de Atividades das Casas da Juventude do Município.