Executivo visita locais afetados por incêndio de Foz do Sousa
publicado a 29 de Agosto de 2022

O Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, a vereadora do Ambiente, Ana Luísa Gomes e a vereadora do Turismo, Sandra Almeida, visitaram esta segunda-feira as zonas afetadas pelo incêndio que lavrou em Foz do Sousa desde o passado dia 25 de agosto, com o objetivo de se fazer um levantamento dos danos e avaliar medidas para recuperar o território.

A visita, que se fez conjuntamente com o grupo "Os Rapazes de Jancido" e outros membros da comunidade local, permitiu verificar o estado do PR1, percurso da Linha de Midões e dos Moinhos de Jancido, que foi parcialmente afetado pelo incêndio que lavrou na passada semana em Gondomar. Os Moinhos, ex-libris daquela zona e potencial turístico do território, não foram afetados pelas chamas, mantendo-se intactos.

Marco Martins reitera que "a visita serviu sobretudo para avaliar de que modo é que o incêndio afetou uma zona com importância histórica, turística e ambiental. O trabalho que começou hoje é pensar de forma transversal a recuperação plena deste património natural com vista a torná-lo ainda mais resiliente no futuro". O Presidente da Câmara destaca também que "tudo o que for feito será em sinergia com a população local, que ao longo dos anos muito contribuiu para a valorização deste território".