Festa do Sável e da Lampreia arrancou com o Fim de Semana Gastronómico
publicado a 20 de Fevereiro de 2016

Pela primeira vez, o arranque da Festa do Sável e da Lampreia coincidiu com o Fim de Semana Gastronómico. E nunca, como este ano, na sua 25.ª edição, a Festa esteve tão próxima do rio Douro. Aconteceu ontem, ao final da tarde, junto à Casa Branca de Gramido.

Esta mesma ideia foi sublinhada por Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, numa breve sessão de lançamento da Festa do Sável e da Lampreia, que se prolonga até ao dia 20 de março. “Queremos dar mais visibilidade à Festa e, sobretudo, aproximá-la do rio Douro, a realidade de Gondomar e das suas tradições”, disse.

Na cerimónia, Marco Martins confidenciou que a autarquia questionou os restaurantes que habitualmente participam na Festa do Sável e da Lampreia sobre o interesse da manutenção do evento, tendo todos reclamado pela sua importância e necessidade. Talvez por isso mesmo o Presidente do Município tenha pedido, de imediato, toda a atenção para o trabalho em curso que visa, assim que possível, avançar para o processo de certificação da lampreia.

Ao Fim de Semana Gastronómico, que se se prolonga até amanhã e integra a Festa do Sável e da Lampreia, aderiram três restaurantes, Campidouro, Cantinho das Manas e Choupal dos Melros.

Este ano, participam no habitual Concurso da “Lampreia à Bordalesa” e do “Sável Frito” 24 restaurantes.