Festival Internacional de Órgão e Música Sacra passa por Gondomar
publicado a 30 de Setembro de 2021

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) arrancou esta noite em Gondomar, com o concerto do Coro Pequenos Cantores de Esposende, sob a direção de Helena Isabel Venda Lima - o primeiro de três concertos no concelho.

Este primeiro concerto, que teve lugar na Igreja Matriz de Gondomar (São Cosme), está integrado na programação das Festas do Concelho 2021, sendo também conhecido como o "Concerto dos Padroeiros".

O FIOMS decorre até 24 de outubro e conta com 42 concertos espalhados por várias igrejas da Diocese do Porto. Em Gondomar, seguem-se os concertos de 16 e 23 de outubro, na Igreja Matriz de Rio Tinto e na Matriz da Foz do Sousa, respetivamente. Em cada um desses concertos - ambos com início marcado para as 21.30h - estarão presentes os organistas Marie-Ange Leurent (França) e Pablo Márquez Caraballo (Espanha).

O FIOMS conta com a participação de 24 organistas nacionais e estrangeiros, três maestros, dois coros, um ensemble de música antiga e uma orquestra sinfónica.