GNR de Medas vai deixar S. Cosme
publicado a 15 de Fevereiro de 2017

A Câmara Municipal de Gondomar deliberou, hoje de manhã, com uma abstenção de um Vereador do PSD, aprovar a minuta do protocolo de cooperação que vai possibilitar a instalação do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Medas na circunscrição territorial da sua área de atuação. Atualmente, o posto da GNR de Medas está instalado na sede do concelho, em Gondomar (S. Cosme).

O atual posto da GNR de Medas, num edifício no centro de Gondomar (S. Cosme), “já não reúne as condições adequadas às necessidades daquela força, sem que se tenha de proceder a uma intervenção profunda”, lê-se na proposta hoje aprovada.

O Município de Gondomar pretende reinstalar aquela força, “para melhorar servir às populações”, colocando-a na sua circunscrição territorial, que corresponde aos territórios de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas e Melres.

Após vistoria técnica realizada por uma equipa conjunta a diversos locais do Concelho, foi entendido que “o local mais adequado para o efeito seria a Escola Básica do 1.º Ciclo da Lixa, sita no lugar da Lixa, freguesia do Covelo, da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, entretanto desativada da sua função original, por falta de alunos, que foram matriculados em outros estabelecimentos de ensino”.