Gondomar aposta na inovação social
publicado a 20 de Fevereiro de 2020

A Casa da Juventude de Rio Tinto acolhe, desde hoje, um ninho de empreendedorismo social. Chama-se AMUT’IESIM (Incubadora de Empreendedorismo Social da Idade Maior) e nasceu da parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar e a AMUT - Associação Mutualista de Gondomar.

A cerimónia oficial de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, da Presidente do Conselho de Administração da AMUT, Ângela Pereira, e da Representante da Regional Norte da Portugal Inovação Social, Helena Loureiro, bem como das vereadoras Sandra Almeida e Cláudia Vieira e do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Nuno Fonseca.

Marco Martins destacou a singularidade desta nova incubadora, certo que, tal como o metro ou o parque urbano, este vai ser um projeto de referencia em Gondomar. “Fruto de muitas sinergias, esta é uma incubadora social muito específica, destinada a preparar um futuro melhor”, frisou.

Por seu turno, Ângela Pereira focou a sua intervenção nos desafios do envelhecimento da população e investimento na terceira idade. “Este vai ser um ninho de felicidade e coesão social, um investimento credível e centrado nos mais idosos”, destacou.

A incubadora tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para os problemas sociais, promovendo o debate e divulgação de informação relativamente às necessidades da população idosa e dos seus cuidadores. O projeto é financiado pelo FSE - Fundo Social Europeu, no âmbito do POISE – Portugal Inovação Social, assumindo o Município de Gondomar o papel de investidor social.