Gondomar assina protocolos de Ação Social com instituições do concelho
publicado a 1 de Abril de 2022

O Município de Gondomar assinou hoje, no âmbito da transferência de competências da Ação Social para a esfera local, Protocolos de Cooperação com seis instituições do concelho. A cerimónia decorreu no Gondomar GoldPark, e contou com a Presença do Presidente do Município, Marco Martins, da Vereadora da Coesão Social, Cláudia Vieira, de representantes das seis entidades e ainda da Segurança Social.

Os protocolos assinados têm como objetivo melhorar a resposta social em todo o território, em estreita colaboração com as instituições do concelho, e assegurar ao mesmo tempo uma resposta de maior proximidade.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, enalteceu a capacidade de resposta e prontidão do Município, que decidiu aceitar desde já as responsabilidades da Ação Social ao abrigo da transferência de competências da administração central.

O autarca não deixou de destacar a importância das instituições nesta nova fase da vida do concelho, parceiros fundamentais que irão continuar a assegurar a resposta social em articulação com o Município.

Rosário Loureiro, Diretora do Centro Distrital do Porto da Segurança Social, destacou a melhoria da coesão do território e do trabalho de proximidade que esta passagem de competências simboliza.

Recorde-se que a partir de hoje o Município passa a assumir de forma integrada a resposta ao nível do Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), assim como a contratualização e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI).

Gondomar, a par de Matosinhos, são os municípios da Área Metropolitana do Porto que optaram por avançar desde já com a aceitação das competências da Ação Social.