Gondomar celebra 500 anos da atribuição do Foral Manuelino
publicado a 20 de Junho de 2015

Gondomar celebra este fim-de-semana os 500 anos da atribuição do Foral Manuelino. Ontem à noite, a sessão solene realizada no auditório da Biblioteca Municipal ficou marcada pela exposição do documento original, cedido pela Câmara Municipal do Porto. O Foral estará patente ao público até ao dia 6 de dezembro.

A par com uma conferência a cargo do Professor ribeiro da Silva, sob o tema “Participação do povo na preparação dos Forais Manuelinos: o caso do foral de Gondomar”, destaque, também, para uma medalha comemorativa dos 500 anos do Foral, a “Linha do Tempo”, criada pelo escultor Zulmiro de Carvalho, por desafio do Município.

Do programa das comemorações de referir a Feira Quinhentista, iniciativa hoje inaugurada e que se manterá até domingo nos jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar, onde cerca de 30 expositores - artífices, artesãos e mercadores - portugueses, mas também de Zamora, Barcelona e Madrid, Espanha, divulgam a história local e nacional, através de da representação do comércio de época.