Gondomar celebra Dia Internacional das Cidades Educadoras com assinatura do Pacto Local
publicado a 30 de Novembro de 2018

O Município de Gondomar assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras com a assinatura do Pacto Local, compromisso entre os agentes locais, materializando, através da entreajuda e da partilha de boas práticas, diversos projetos, naquele que é um dos propósitos mais carismáticos das Cidades Educadoras.

A iniciativa, dirigida por Aurora Vieira, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Gondomar, teve a participação de alunos, responsáveis dos agrupamentos escolares do concelho e autarcas locais. O hastear da bandeira da rede internacional no exterior dos Paços do Concelho deu início à celebração, seguindo-se a leitura dos compromissos da Declaração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, realizada no salão nobre do edifício. A cerimónia terminou com a assinatura da carta de compromisso do Pacto.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma organização sem fins lucrativos que reúne os governos locais comprometidos com o cumprimento da Carta de Cidades Educadoras, que constitui o guia deste movimento mundial, iniciado em 1990, com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras e que se formalizou em associação em 1994.

Atualmente, mais de 480 cidades de 36 países de todos os continentes fazem parte desta associação.