Gondomar é exemplo nacional de “boas práticas em proteção civil”
publicado a 1 de Março de 2017

O Município de Gondomar foi apresentado, hoje, na cerimónia comemorativa do Dia da Proteção Civil, em Carnaxide, como um exemplo nacional de “boas práticas em proteção civil”. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, fez uma apresentação do Serviço Municipal de Proteção Civil caraterizando o território, os contratros interadministrativos celebrados com as juntas e uniões de freguesia, a constituição das unidades locais de proteção civil e os apoios atribuídos às cinco associações humanitárias de bombeiros voluntários existentes em Gondomar. Na sua intervenção, Marco Martins destacou, ainda, as ações de sensibilização que têm vindo a ser desenvolvidas, com especial enfoque nas que visam os mais jovens.

Já a Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou estarem concluídas as propostas legislativas que permitirá a transferência de competência para as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia, no âmbito da proteção civil, estendendo a todo o País, por exemplo, as Unidades Locais de Proteção Civil, em cuja criação Gondomar foi pioneiro.

Na mesma cerimónia, mas já com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, foram homenageados os 52 elementos da Força Especial de Bombeiros que, entre 27 de janeiro e 12 de fevereiro, combateram os incêndios florestais no Chile, dando resposta a um pedido de assistência internacional apresentado pelas autoridades chilenas no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.