Gondomar homenageia antigos combatentes
publicado a 11 de Outubro de 2021

O Dia Municipal do Combatente foi celebrado, hoje, junto ao Memorial de Homenagem aos Combatentes mortos na Guerra do Ultramar, em Fânzeres, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, e o Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, Coronel de Cavalaria Jocelino do Nascimento Bragança Rodrigues.

"A minha geração deve ter memória e honra pelo passado do nosso país, memória e honra pela geração anterior, por quem lutou por Gondomar e por Portugal." Foi desta forma que o autarca justificou o Dia Municipal do Combatente de Gondomar, proposto e aprovado pela Assembleia Municipal de Gondomar em 2013 e que, desde então, tem permitido homenagear os Combatentes do concelho, falecidos nos vários teatros de operações militares, na nobre missão de defesa da Pátria.

Por sua vez, o Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, Coronel de Cavalaria Jocelino do Nascimento Bragança Rodrigues, felicitou a Câmara Municipal de Gondomar por esta homenagem, salientando a importância destes Gondomarenses serem lembrados pelo poder local. Após ter declamado o poema «In Flanders Fields», do médico e ex-combatente, Tenente-Coronel John McCrae, evocou ainda os 47 anos desde o fim da Guerra do Ultramar.

A comemoração contou também com a deposição de coroas de flores, toque de silêncio e de sentido pela Guarda de Honra, bem como com o canto do Hino Nacional e com a entrega da Medalha Comemorativa das Campanhas ao cidadão combatente e sócio do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, Furriel Miliciano, Fernando da Conceição Soares Alves (Angola, 1966-1968).

O Dia Municipal do Combatente de Gondomar presta homenagem aos combatentes do concelho de Gondomar, falecidos nos quatro cantos do mundo na nobre missão de defesa da pátria na I Grande Guerra, na Guerra do Ultramar e, mais recentemente, nas missões de apoio à Paz sob a égide das Nações Unidas, da organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia e/ou de coligações internacionais legalmente estabelecidas.