Gondomar planta mais de 2 mil árvores na ribeira da Archeira e no rio Torto
publicado a 30 de Novembro de 2021

O Município de Gondomar iniciou a plantação de mais de 2 mil árvores na ribeira da Archeira e no rio Torto, próximos ao Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal.

Tendo como propósito o controlo da vegetação invasora e a estabilização das margens com aplicação de técnicas de engenharia natural, a plantação destas árvores – e de outros arbustos ripícolas – decorrerá até ao final da empreitada, numa estratégia de adaptação às alterações climáticas e promoção da biodiversidade.

A plantação integra o projeto de “Reabilitação e Valorização da ribeira da Archeira e dos rios Tinto, Torto e Ferreira no concelho de Gondomar”, financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Fundo Ambiental. O Vice-Presidente da APA, José Pimenta Machado, realizou uma visita à empreitada, acompanhado por Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Ana Luísa Gomes, Vereadora do Ambiente, e pelo projetista Pedro Teiga.

Espera-se que esta reabilitação, juntamente com a criação de novos espaços e atividades, tais como o mini-golf e o circuito de arborismo, tragam uma nova vida à Quinta do Passal, importante infraestrutura verde do concelho.