Gondomar presente no encerramento do Ano Nacional da Colaboração
publicado a 31 de Janeiro de 2020

O Presidente da República recebeu, ontem, no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, os representantes dos municípios participantes no Ano Nacional da Colaboração.
O Município de Gondomar, representado pela Vereadora da Cidadania e Participação, Aurora Vieira, marcou presença na receção oficial a todos os envolvidos no projeto, que, em 2019, contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O Ano Nacional da Colaboração foi uma iniciativa do Fórum para a Governação Integrada (GovInt), à qual o Município de Gondomar se associou, em parceria com a Rede Gondomar Qualific@. O projeto teve por base uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada.

A iniciativa permitiu a construção de um Programa Nacional em rede, através de uma dinâmica descentralizada e colaborativa, assente em três pilares:

• Promoção e disseminação do conceito “Colaborar faz toda a diferença”
  • Criação de dinâmicas e chamada de atenção para o tema da colaboração, como forma de contribuir para uma mudança cultural e organizacional.
  • Investimento nos contextos de educação e formação, apostando no potencial transformador da colaboração.

O Município de Gondomar, no âmbito deste programa, realizou, em 2019, várias ações, das quais se destaca o Seminário “Empreendedorismo: do sonho à realidade” e a II Mostra de Oferta Educativa e Formativa integrada na III Convenção Multidisciplinar da Educação.