Gondomar recebe delegações de 18 países europeus
publicado a 6 de Setembro de 2021

O projeto europeu "Networks of Towns" chega a Gondomar entre os dias 6 e 9 de setembro para o primeiro de cinco encontros do projeto.

Sob o mote "Strings that unite us through migration", este primeiro encontro terá a presença de 19 parceiros de 18 países europeus: Portugal, Malta, Eslováquia, Espanha, Itália, Roménia, Croácia, Letónia, Polónia, Estónia, Lituânia, Hungria, Suécia, Bulgária, Macedónia do Norte, República Checa, Grécia e França.

"Strings that unite us through migration" é uma candidatura proposta pelo Município de Gondomar, aprovada e financiada pela União Europeia, através do Europe for Citizens Programme 2014-2020 (Programa Europa para os Cidadãos).

O projeto "Networks of Towns" prevê a organização de cinco encontros temáticos: em Gondomar (Portugal) em setembro de 2021; na França em janeiro de 2022; na Grécia em março de 2022; em Itália em junho 2022 e na Polónia em agosto de 2022.

Para alcançar os objetivos do projeto, alinhados com as prioridades do programa, irão decorrer atividades baseadas no reforço da participação ativa, tais como: mesas redondas, workshops interativos, conferências, estudos de casos, visitas culturais, entre outras.

Em suma, a concretização deste projeto visa: encontrar uma resposta à crise migratória atualmente vivida na Europa; compreender o processo político da UE na promoção de oportunidades de envolvimento social e intercultural, abordando diretamente conceitos como migração, euroceticismo e solidariedade; e compreender as políticas de integração social e cultural. Por conseguinte, os participantes serão encorajados a trocar opiniões e melhores práticas com o objetivo de formular novas ideias e propostas futuras concretas.