Gondomar revela querer ser a capital nacional do futsal na homenagem a Ricardinho
publicado a 13 de Fevereiro de 2018

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, expressou a vontade de que "Gondomar venha a tornar-se na capital nacional do futsal", durante uma homenagem do Município a Ricardinho, “capitão” da Seleção Nacional que, no passado dia 10, conquistou, na Eslovénia, o Campeonato da Europa da modalidade. Num breve discurso, marcado pela emoção, Ricardinho pediu que “não fiquem com o reconhecimento só ao Ricardinho, mas sim a Portugal, que foi quem ganhou o troféu”. Das mãos de Marco Martins recebeu um exemplar da Rota da Filigrana, com o autarca a fazer dele embaixador da marca gondomarense e, em troca, Ricardinho ofereceu à autarquia a sua camisola da seleção.

Na véspera de regressar a Madrid, para integrar o plantel do Inter Movistar, Ricardinho foi homenageado pela autarquia da sua terra natal, Valbom, em cerimónia que decorreu no salão nobre, pequeno para tanta gente que se quis associar.

Emocionado pelo ato, o “capitão” da Seleção Nacional que ergueu o troféu no sábado na Eslovénia, após bater a Espanha na final por 3-2, apresentou-se "mal da garganta, além de lesionado", emocionou-se quando falou nos filhos e nos pais e sublinhou que "nunca sentiu nada na vida como quando ganhou o troféu com a camisola de Portugal".

Pelo meio, agradeceu a Carolina Silva, a sua "tutora desportiva" e responsável pela sua entrada no futsal, quando, ainda muito jovem, ingressou no Gramidense, que também compareceu ao evento.

Na sua intervenção, Marco Martins recordou a atribuição ao jogador, em 2016, da Medalha de Mérito Desportivo, grau ouro, e a recente decisão de batizar com o nome de Ricardinho o Pavilhão Municipal de Valbom.

Ao desejo expresso pelo autarca de receber a próxima final da Taça de Portugal de futsal, o dirigente federativo respondeu com a promessa de que "em 2018, 2019 e 2020 a Câmara poderá contar com a Federação Portuguesa de Futebol para a organização dos eventos e estágios que forem possíveis", assim "renovando uma parceria que já dura há alguns anos", disse.