Gondomar subscreveu o Pacto Local pela Cidade Educadora
publicado a 17 de Dezembro de 2018

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, deu o mote e foi o primeiro a subscrever publicamente, numa reunião realizada hoje no salão nobre da Câmara Municipal de Gondomar, o Pacto Local para a construção da Cidade Educadora.

O exemplo foi depois seguido por todos os parceiros, membros da comunidade educativa, tecido associativo e sociedade civil que aceitaram o desafio do Município para juntarem esforços na efetivação do direito à Cidade Educadora.

Na sessão, conduzida pela Vereadora da Educação, Aurora Vieira, foi também possível ao parceiros conhecerem todos os projetos, na área da educação, que o Município desenvolve e ainda uma troca de ideias e experiências entre os presentes. Os trabalhos terminaram com uma apresentação musical de um grupo de crianças do Centro Social de Soutelo, de Rio Tinto,, que brindaram todos com o Hino das Cidades Educadoras.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma organização sem fins lucrativos que reúne os governos locais comprometidos com o cumprimento da Carta de Cidades Educadoras, que constitui o guia deste movimento mundial, iniciado em 1990, com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras e que se formalizou em associação em 1994.

Atualmente, mais de 480 cidades de 36 países de todos os continentes fazem parte desta associação.