Gondomar tem dois novos autocarros inclusivos
publicado a 9 de Julho de 2021

O Município de Gondomar adquiriu dois novos autocarros «Winner» - o único modelo no mercado nacional com características construtivas que o tornam perfeitamente apto a receber todo o tipo de passageiros, nomeadamente aqueles com alguma forma de mobilidade reduzida, com a particularidade de também estes entrarem pela porta da frente.

Seja por questões etárias (crianças ou séniores), seja por possuírem algum problema físico que reduza a sua mobilidade, mesmo que esta tenha que ser exercida com o recurso a uma cadeira de rodas, todos os passageiros entram pela porta da frente no modelo Winner, não havendo, por isso, lugar para a discriminação.

Isto porque, ao contrário de outras soluções no mercado, em que as plataformas elevatórias estão situadas na porta traseira, este modelo permite que os passageiros que utilizam cadeira de rodas possam entrar no autocarro pela porta da frente, uma vez que a plataforma elevatória elétrica está aí situada. Desta forma, os passageiros que se desloquem numa cadeira de rodas entram na viatura pela mesma porta que todos os outros passageiros - um aspeto inclusivo neste modelo.

O modelo «Winner» possui uma porta dianteira com uma largura útil superior a 90 centímetros, muito superior ao habitual, e o piso interior não tem desníveis, o que permite uma fácil fruição dos passageiros pelo corredor evitando que os mesmos tropecem ao levantar ou sentar nos bancos. Os bancos dos passageiros estão equipados com cintos de segurança de três pontos de fixação e com o sistema “all age”, o que significa que o cinto transversal ao peito dos passageiros de adapta perfeitamente ao tronco de cada um, independentemente da sua estatura.